Desabilitar Preloader

Você sabe quais alimentos são tóxicos para o seu pet ?

Muitos tutores podem se perguntar “será que este alimento é proibido para cachorro?”

Embora a tentação de alimentá-lo seja grande quando o seu pet te olha como aquela carinha de “pedinte”, saiba que muitos alimentos podem ser tóxicos para eles.

Existem alguns alimentos humanos que possuem em sua composição substâncias tóxicas aos animais. Essas substâncias podem causar desde distúrbios gastrointestinais até levar ao óbito, dependendo da quantidade ingerida, do porte do cão e da sensibilidade do organismo. Uma dieta adequada é fundamental paraa saúde e bem-estar de qualquer cão.

Alimentos proibidos:

1. Chocolate

Contém teobromina e cafeína, que podem causar vômitos, diarreia, ritmo cardíaco acelerado e convulsões.

2. Alho e cebola

Esses dois ingredientes devem passar longe da alimentação canina: sejam crus ou cozidos, os dois alimentos possuem altos níveis de tiossulfato, toxina que pode danificar os glóbulos vermelhos do sangue, levando à letargia, aumento da frequência cardíaca e outros sintomas grgraves.

3. Uvas e passas

A ingestão da fruta costuma ser seguida de vômitos, diarreia, dores no abdome e falta de apetite. Em casos mais graves, o animal pode sofrer de insuficiência renal aguda.

4. Leites e derivados

Conforme vão crescendo, os cães passam a produzir menores quantidades de lactase, enzima responsável por processar a lactose. Dessa forma, ao consumir leite (com exceção do materno) e outros derivados, como iogurte e queijos, o animal não consegue digerir a lactose presente no alimento, o que pode resultar em desconforto gastrointestinal e quadros de diarreias.

5. Adoçante artificial

O xilitol é um dos principais adoçantes artificiais e é encontrado em diversos alimentos como bolos, tortas, doces, sorvete, pão, como substituto do açúcar. Entretanto, ele é extremamente tóxico para cães.

Isso porque a substância não é conhecida pelo organismo do animal. Dessa forma, quando é ingerido, o consumo de xilitol aumenta a produção de insulina no pâncreas e reduz os níveis de açúcar no sangue de forma repentina, podendo causar a morte do cão.

ATENÇÃO:

Caso seu pet ingira algum alimento tóxico, mesmo sendo consumido em quantidades pequenas, podem ser fatais. Ao notar qualquer sintoma de intoxicação, entre em contato com o seu médico veterinário imediatamente. Ele fornecerá orientações específicas com base na situação do seu cão.

Quando se trata da saúde do seu cão, a prevenção é fundamental. Conhecer os alimentos proibidos para cachorro é um passo crucial para garantir que seu amigo peludo tenha uma vida longa e saudável.