A parte mais importante da socialização do nosso filhote, ocorre do seu primeiro ao quarto mês de vida, onde esse filhote passa pelo primeira fase do animal, o imprinting, onde ele vai aprender a se adotar, a socializar, como se comportar e a se comunicar, onde esse filhotinho vai começar a criar sua personalidade
Por isso é importante saber, que o cão filhote só pode ser retirado de sua matilha a partir dos seus 60 dias de vida.
Esses 60 dias são importantes para aprender com sua matilha, a linguagem basica dos cães, e o respeito a hierarquia
Após esse período sua socialização continua na sua casa, e depende de você tutor fazer esse papel de forma correta.
Apresente seu filhote para diversos barulhos, sons e estímulos, sempre reforçando positivamente
Leve seu pet para passear em seu colo, deixe que escute sons da rua, como ônibus e caminhões, para que ele associe de forma positiva aqueles sons.
Apresente seu pet a outras pessoas, entre elas homens e mulheres, com alturas diferentes e etnias diferentes, deixe que as crianças brinquem com seu filhote. sim também é muito importante o relacionamento interespecies.
Procure cães de família que sejam filhotes ainda, ou adultos sociáveis, calmos e equilibrados para ajudar na socialização do seu pequeno.
Cães que não foram socializados corretamente ou simplesmente que não passaram pelo processo correto durante a infância costumam ser ansiosos e muito medrosos em Qualquer situação diferente.
Porém também se engana quem acredita que esse processo de socialização termina nessa fase, lembre-se é importante que ele permanece sendo socializado durante toda sua vida.