Os cães aprendem muito com o ser humano e outras espécies, mas carregam comportamentos naturais e instintivos, como roer e mastigar para brincar ou gastar energia.
Se é um instinto, devo deixar o cachorro destruir tudo?
Não. Embora o comportamento seja instintivo, se você observar o cachorro destruindo plantas, objetos, móveis da casa e até mesmo as paredes, esse é um sinal de que o ambiente em que o pet vive precisa de modificações.
Porém, se o cachorro destrói a caminha, as roupas dos familiares e outros objetos na presença do tutor, talvez ele esteja querendo chamar atenção para brincar, ganhar um carinho, um petisco ou passear.
O que fazer para corrigir o comportamento do cachorro destruidor?
O cachorro destruidor tem esse comportamento normalmente por ter uma rotina pobre em estímulos. Por isso, se o seu amigo de patas tem continua estragando e roendo as coisas, siga essas dicas para enriquecer o ambiente e gastar a energia acumulada do pet!
Mantenha o cão distraído e ocupado
É preciso investir em atividades para quando ele estiver sozinho. O enriquecimento do ambiente é essencial para distrair o pet, incentivando-o a fazer outras atividades em vez de destruir as coisas.
Se você percebe que o cachorro está sentado sozinho, uma excelente alternativa é considerar uma creche canina. Essas creches oferecem um ambiente social, onde seu animal de estimação pode interagir com outros cães e se divertir sob a supervisão de profissionais. Isso pode ajudar a aliviar a ansiedade da separação e proporcionar estímulos físicos e mentais que são benéficos para o bem-estar do seu animal. Se a opção de deixar a rádio ou a televisão unida já foi útil, a creche pode ser uma solução ainda mais eficaz para garantir que seu cachorro não se sinta sozinho.
Invista em brinquedos
Enriqueça o ambiente com brinquedos, dando preferência àqueles que fazem barulho e que sejam resistentes. Também evite deixar todos os itens disponíveis! Faça um revezamento, pois os pets gostam de novidades!
Faça passeios e brincadeiras
Além da distração, os PETS precisam de atividades físicas, brincadeiras e atenção. Quando estiver em casa, invista no tempo de qualidade com seu companheiro. Aproveite para passear, jogar bolinha, brincar de correr etc., tudo para que ele consiga extravasar a energia acumulada.