O objetivo do enriquecimento ambiental é trazer para nossos pets um ambiente e situações onde eles possam se sentir estimulados a desenvolver seus sentidos e comportamentos que seriam natural da sua especie.
Precisamos enriquecer esse ambiente com alguns materiais e situações, de forma com que o pet possa chegar mais próximo possível do que seria seu ambiente natural.
O enriquecimento ambiental consiste em um conjunto momentâneo de atividades que possam ser individual ou conjuntas, que visam estruturar e modificar os ambientes com o objetivo de estimular os seus comportamentos naturais e as suas habilidades.
Existem alguns tipos, e hoje vamos falar sobre a importância de cada um deles na rotina do nosso pet.
Separamos em alimentar, sensorial, fisico, social e cognitivo.
Alimentar - O intuito é oferecer a comida de forma diferente, em caixas de papelão, em dispenser, na internet existem vários brinquedos prontos e diversas ideias fáceis e baratas também para trabalhar a alimentação do seu pet.
Sensorial - Esse abrange todos os estímulos em nossos pets, como sons diferentes, imagens, texturas, cheiros e paladar…
Podemos colocar sons de outros animais, texturas como pedras, areia e terra, a parte de aromas podem ser trabalhadas com plantas ex: hortelã, manjericão e lavanda.
Físico - Passeios diários, podemos criar também obstáculos e circuitos para que nosso pet se exercite de outras maneiras também.
Social - Esta relacionado a interseção do nosso Pet com outras pessoas, com outros cães e até mesmo outros animais de especieis diferentes.
Cognitivo - Pode ser feito de diversas formas, brincadeiras e brinquedos como tabuleiros interativos, treinos para trabalhar a mente do seu pet.